Notícias
Esmalte sintético pode evitar obturação
Cientistas japoneses disseram na revista especializada Nature ter desenvolvido um esmalte sintético para tratar as cáries que pode eliminar a necessidade de realizar pequenas obturações nos dentes.
Por BBC Brasil
Novo tratamento pode eliminar necessidade 
de usar a broca

Ele é feito de uma versão modificada de um material chamado hidroxiapatita, cuja composição química é semelhante à do esmate natural dos dentes.

Os cientistas do Instituto Dental FAP, de Tóquio, também afirmaram que a pasta torna desnecessário o uso da broca para tratar problemas nos dentes.

Fortalecimento

Foi observado que o esmalte sintético se fundiu como o revestimento natural do dente.
Além de curar a cárie, o produto também evita o surgimento de outras, pois fortalece o dente, afirmaram os cientistas.

Eles compararam a hidroxiapatita modificada com outro tratamento alternativo para as cáries, o uso de uma solução de flúor fosfato acidulado. Eles concluíram que esta solução deixa uma lacuna com o esmalte natural do dente.

Ressalva
Mas a equipe liderada por Kazue Yamagishi ressalvou que o uso da hidroxiapatita modificada exige um cuidado especial – a substância não deve entrar em contato com as gengivas, sob risco de causar uma inflamação.

“Assegurar-se de que os dentes estão em um ambiente livre de ácido e escová-los duas vezes por dia com uma pasta de dente com flúor é um método simples e aprovado clinicamente para combater a deterioração precoce.”


Referência: BBC Brasil