Notícias
Dor de cabeça: não tome remédio sem saber a causa
Às vezes a cura é bem mais rápida do que você imagina com menos efeitos colaterais ao organismo.
Por Drª Célia Monaro Bianchini - Cirurgiã-Dentista pós-graduada em dor orofacial e disfunções temporomandibulares pela Universidade de Rochester, NY EUA / imagem rmariani

 

Existem várias causas da dor de cabeça, como também existem diferentes dores com diferentes modos de apresentação.

A que nós estamos nos referindo são aquelas dores que você já percebe que ela está presente logo depois de acordar, ou mesmo depois de um dia tenso, desgastante.

Muitas destas dores geradas por tensão muscular e apertamento dentário passa imperceptível a quem o faz. Cabe ao dentista mais experiente, durante o exame clínico, perguntar sobre possíveis dores de cabeça, saber diagnosticar e possivelmente tratá-las ou encaminhar ao médico quando o diagnóstico é diferente deste que estamos mencionando.

O tratamento, quando a causa está relacionada ao apertamento dentário, consiste em fazer uma placa acrílica que é colocada sobre os dentes, geralmente na arcada superior, e o paciente é orientado a usá-la por um determinado tempo, variando conforme o grau de intensidade da dor, disponibilidade de uso, e principalmente sob a orientação de enquanto estiver com o aparelho , nunca morder ou apertá-lo pois isto gera mais tensão e ao invés de melhorar pode piorar ainda mais o quadro doloroso.

O relaxamento da musculatura envolvida na mastigação através de bolsas de água quente, exercícios de alongamento (tanto do pescoço quanto dos músculos faciais) ajudam e muito para a melhora dos sintomas. Até a mudança de travesseiro, sob orientação, deve ser cogitada, pois não adianta tratarmos os sintomas sem identificar a real causa do problema.

Faça uma boa avaliação com um profissional da área de Dor Orofacial.

Uma boa orientação quanto a alimentação, cuidados e postura já ajudam muito a conseguir os objetivos tão almejados para aqueles que não conseguem ficar livres das dores de cabeça por apertamento dentário e tensão muscular.

Fique mais relaxado e seja feliz!