Notícias
Antibiótico pode causar danos aos dentes, diz pesquisa
Crianças que são tratadas com o antibiótico amoxicilina correm mais risco de ter problemas dentários durante a vida, indica um estudo da Universidade de Iowa, publicado no Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine.
Por BBC Brasil
A amoxicilina poderia prejudicar o esmalte
dos dentes

De acordo com os condutores da pesquisa, a droga parece estar ligada à danificação permanentes de dentes, que podem ir de sutis pontos brancos a pequenas cavidades e manchas marrons.

A amoxicilina é um dos antibióticos mais utilizados em crianças, para combater problemas como infecções de ouvido intermediárias.

Os pesquisadores acompanharam 579 crianças desde seu nascimento até os 32 meses de idade, realizando questionários a cada três ou quatro meses para reunir informações sobre a quantidade de influxo de fluoreto e o uso de amoxicilina.

Com um ano de idade, três quartos das crianças já tinham ingerido amoxicilina. Depois de 32 meses, 91% já tinham utilizado a droga.

Descobriu-se que o uso de amoxicilina por um período de três a seis meses dobrava o risco de fluorose dental (envenenamento por flúor).


Uso 'sensato'

A fluorose geralmente é causada por exposição excessiva a fluoreto em que a maturação do esmalte do dente é bloqueada pela interrupção dos ameloblastos - que são as células que produzem e depositam esmalte na superfície dos dentes.

Segundo o chefe da equipe de pesquisadores, Liang Hong, "os resultados do estudo mostram que o uso da amoxicilina durante a infância precoce parece estar ligado à fluorose tanto nos primeiros molares como em incisivos maxilares centrais".

"O período de uso de amoxicilina foi relacionado ao número de surgimento de dentes permanentes com fluorose precoce."

Os pesquisadores afirmaram que a associação persistia mesmo quando outros fatores eram levados em conta, como o influxo de fluoreto, infecções e amamentação materna.

Hong e seus colegas afirmaram, no entanto, que mais pesquisas são necessárias para comprovar essa associação, mas ressaltaram: "O uso de amoxicilina no período inicial da vida embute riscos aos dentes em desenvolvimento que não tinham sido documentados antes".

"Se por um lado os resultados deste estudo não aprovam recomendações para a interrupção do uso de amoxicilina nos primeiros meses de vida, eles destacam a necessidade do uso de antibióticos de forma sensata, especialmente durante a infância."