Orientações
Feche a Boca para a Perda Óssea
Alguns fatores, como alterações hormonais, trauma oclusal e periodontite com presença de tártaro, além de fumo e álcool, podem levar à perda óssea, que tem como conseqüência a diminuição na qualidade da mastigação, podendo trazer problemas nutricionais e digestivos. Saiba como prevenir esse mal e mantenha sua boca saudável.
Dentes bonitos podem contribuir para o sucesso
Os dentes de uma pessoa podem influenciar seu sucesso na vida, diz um grupo de psicólogos.
Dentes Sensíveis
Por que às vezes ficamos com os dentes sensíveis quando tomamos algo quente ou gelado?
Medicamentos pediátricos podem corroer os dentes
Novo estudo alerta: crianças deveriam escovar seus dentes depois do uso de xaropes adocicados.
Estética Dental
Nos dias de hoje, a busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas.
Aftas
Lesões brancas da mucosa oral (tecido de revestimento interno da boca), comuns e que incomodam muito.
Anestesia
É o ato de suprimir os estímulos dolorosos através de um medicamento anestésico.
Boca Seca
A boca seca - conhecida, na área da Saúde, como xerostomia - é causada pela diminuição na produção de saliva. Acomete, com intensidade e duração variáveis, um grande número de pessoas e suas causas podem variar consideravelmente.
Halitose
Segundo pesquisa realizada pelo Prof. Daniel Van Steemberg, juntamente com uma equipe de gastroenterologistas, otorrinolaringologistas, psiquiatras e periodontistas da Universidade de Leuven/Bélgica, 87% das causas da halitose são de ordem bucal - sendo que 32% estão relacionadas a problemas periodontais.
Amamentação
Crianças aleitadas no peito têm melhor desenvolvimento mental e maior equilíbrio emocional.
Bruxismo
Hábito parafuncional de ranger os dentes e constitui um dos mais difíceis desafios para a odontologia restauradora, sendo que a dificuldade para sua resolução aumenta de acordo com a gravidade do desgaste dentário produzido.
Cárie, doença transmissível e infecciosa
Ela acontece quando há a associação entre placa bacteriana cariogênica, dieta inadequada e higiene bucal deficiente. Quando o açúcar entra em contato com a placa bacteriana, formam-se ácidos que serão responsáveis pela saída de minerais do dente.
Dentadura
Substitui os dentes ausentes que podem ser retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora nunca sejam exatamente iguais aos dentes naturais. Existem dois tipos principais: totais (dentaduras) ou parciais.
Alecrim-do-Campo apresenta propriedades preventivas contra a cárie dental
Extratos das folhas de alecrim-do-campo apresentaram atividades biológicas que revelaram seu potencial terapêutico para a prevenção do desenvolvimento de cárie dental.
A mastigação e a goma de mascar
As gomas de mascar funcionam como verdadeiros aparelhos que podem provocar ou agravar a maloclusão.
Fluorose
Alteração que ocorre devido ao excesso de ingestão de flúor, durante a formação dos dentes.
Herpes Labial
O herpes simples é uma doença infecto-contagiosa causada por um vírus chamado Herpes hominis virus. Existem dois tipos de vírus do herpes simples: o tipo 1 e o tipo 2. Geralmente, o tipo 1 é responsável pelos casos de herpes labial, e o tipo 2, pelo herpes genital.
Hipersensibilidade Dentinária (hiperestesia)
Dor que ocorre, geralmente na região do colo do dente, próxima à gengiva, provocada pela escovação, ingestão de alimentos frios, doces, frutas cítricas etc. A dor cessa assim que o estímulo é removido, é de curta duração, tendendo a desaparecer com a mesma rapidez com que se inicia.
Laser
Luz com características muito especiais, que lhe conferem propriedades terapêuticas. O laser emite sempre uma luz pura, sem mistura, diferentemente da luz comum, formada de vários comprimentos de onda.
Fio Dental
O fio dental é de grande importância porque ele penetra no espaço entre os dentes que a escova não alcança, e em conjunto com a escova propiciam um maior poder de remoção da placa bacteriana.
Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal
A informação mais importante na prevenção do câncer bucal: tomando todos os cuidados, ele tem cura.
Guia da Dentição
Quando os dentinhos de leite de seu filho começam a aparecer e a cair; a higiene da boquinha desde cedo e outros cuidados para evitar problemas.
Clareamento Dental - Caseiro / Laser
Qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que eles estejam íntegros, sem muitas restaurações.
Periodontite e Doenças Cardiovasculares
As doenças cardiovasculares (DCV) estão associadas a vários fatores de risco, dentre eles a doença periodontal.
A Boca: por onde entram e de onde podem sair coisas boas ou nocivas
A face humana é divina. De forma existencial única, tem a possibilidade de variar a expressão de um momento a outro, voluntariamente ou não, segundo inúmeras condições. A face é porção reveladora do nosso ser, possuindo uma capacidade de comunicação não verbal das mais eficientes.
Coleta de Células-Tronco da Polpa do Dente de Leite
"A fada do dente realmente existe!"